O governador Rodrigo Rollemberg apresentou na tarde desta sexta-feira (2) a 23 administradores regionais a minuta do novo modelo de gestão das administrações das regiões de Brasília. Entre outros assuntos, o governo anunciou a formalização da Secretaria das Cidades, que será criada por meio de decreto.

De acordo com o governador, a pasta será fundamental para articular as necessidades das regiões administrativas com o governo. “A coordenação apoiará as demandas e
acompanhará permanentemente os processos em cada região”, ressaltou Rollemberg. Para fortalecer e garantir a qualificação dos servidores, a Governadoria, por meio da coordenação de Acompanhamento Institucional, elaborou um regimento interno para as administrações regionais.

O documento trará os cargos dos órgãos e os pré-requisitos para ocupá-los, como a exigência de curso superior ou a obrigatoriedade de ser servidor efetivo, dependendo do caso. “Essas medidas são importantes para o governo, para a população e para as regiões administrativas”, disse o governador. Depois de aprovado, o conteúdo será publicado no Diário Oficial do DF.

A nova pasta terá como titular o atual secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, e como adjunto o suplente de deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), ambos presentes na reunião.

O programa Viva Brasília — Cidades Limpas, que prevê ações integradas de limpeza e conservação de áreas públicas do DF, integra a lista de novidades para as regiões administrativas. A medida, que será criada por decreto em setembro, é fruto de um grupo gestor formado por 11 órgãos e entidades públicas, além das administrações regionais.

A primeira-dama e colaboradora do governo Márcia Rollemberg, indutora do projeto, explicou que a ideia é estimular os servidores das administrações para a importância da participação social. “Temos de alinhar nossas iniciativas e acolher os cidadãos para que eles valorizem ainda mais as regiões em que vivem”, disse Márcia aos administradores regionais durante o encontro.

Durante a reunião também foi apresentado um panorama de zonas de conflito nas propostas de definição das poligonais das regiões administrativas, coordenado pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

Também participaram do encontro o coordenador de Acompanhamento Institucional da Governadoria, Eduardo Rodrigues da Silva; o chefe de gabinete da Governadoria, Carlos Tomé; e a assessora especial da Secretaria de Gestão do Território e Habitação Patrícia Fleury.