Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Para evitar as longas filas que se costumam formar próximo à data de início da cobrança do certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV) — 1º de outubro —, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) limitou temporariamente o atendimento da autarquia nos postos do Na Hora. De 19 de setembro a 14 de outubro, as unidades prestarão apenas serviços relacionados à emissão do documento.

Em vez de ir ao Na Hora, quem ainda não está com o certificado de 2016 pode emitir os boletos pelo site da autarquia e pagá-los em caixas eletrônicos, por meio de aplicativos dos bancos para celulares ou em casas lotéricas. Assim, o proprietário do veículo precisa comparecer aos postos do Detran somente para retirar o CRLV.

A multa para motoristas flagrados sem o documento de porte obrigatório em dia é de R$ 191,54, sete pontos na carteira e apreensão e remoção do veículo para o depósito do departamento. A partir de 4 de novembro, esse valor sobe para R$ 293,47.
De acordo com o departamento, em 2015, nessa mesma época do ano, em um único dia, chegaram a ser atendidas 12 mil pessoas — o dobro do registrado diariamente em todo o Distrito Federal. Para diminuir os transtornos causados pela grande procura perto da data de início da exigência do documento, o ideal, segundo o Detran, seria as pessoas manterem suas obrigações em dia. “Infelizmente, muitos proprietários deixam para a última hora”, lamenta o diretor de Controle e Condutores de Veículos do órgão, Uelson Prazeres. Dos 1.654.259 da frota do DF, apenas 866.450 veículos estão licenciados.

Para aqueles que já quitaram todas as taxas e impostos (IPVA, licenciamento, DPvat e multas vencidas), o Detran despachou os certificados pelos Correios. Quem não recebeu deve se informar na Central de Atendimento (telefone 154) ou acessar o site para verificar se há alguma pendência.