Com 14 votos favoráveis e 10 ausências, o plenário da Câmara Legislativa elegeu em sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira (22) o deputado distrital Juarezão (PSB) vice-presidente da Casa, em virtude da renúncia ao cargo da deputada Liliane Roriz (PTB), na semana passada. A bancada do PT não participou da eleição e divulgou nota pública, na qual justificou que não era "contra ou a favor deste ou daquele candidato, mas de não ver legitimidade na condução do processo pela atual Mesa Diretora". Segundo o líder do PT, Wasny de Roure, o partido entende que o momento atual "constrangedor" não era o ideal para a realização de nova eleição para a composição da Mesa Diretora.


Ao defender a indicação do deputado Juarezão, por consenso, o deputado Agaciel Maia (PR) explicou que a escolha obedece ao mesmo critério de proporcionalidade da eleição para a atual Mesa Diretora, em janeiro do ano passado, sendo que o distrital integrava o mesmo bloco da deputada que renunciou ao cargo. 

Logo depois da votação, vários distritais ocuparam a tribuna para elogiar o perfil político do deputado Juarezão, que integra a base de sustentação do governador Rodrigo Rollemberg. Ao agradecer a solidariedade dos colegas, Juarezão afirmou que é "um filho humilde de Brazlândia, um servidor público da saúde", que irá exercer o mandato "com honestidade e trabalho".

Durante entrevista coletiva aos jornalistas, o novo vice-presidente manifestou apoio às investigações do Ministério Público sobre o suposto desvio de dinheiro da Saúde para pagamento de propina a parlamentares. No entanto, Juarezão disse que discorda da hipótese de afastamento da atual Mesa Diretora durante o processo de investigação. "É preciso apurar antes de atacar", argumentou.

Joe Valle - Durante a sessão extraordinária, foi anunciado o retorno à Casa do deputado Joe Valle (PDT), que ocupava a Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos desde outubro de 2015. Como o regresso de Joe, deixa o cargo de deputado o suplente Roosevelt Vilella (PSB).
CLDF