Administração do prédio onde está instalada a unidade será transferida para o Distrito Federal, a fim de garantir repasse de recursos para o funcionamento pleno do hospital

O Governo do Distrito Federal, os ministérios da Defesa e da Saúde e o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF) assinaram, nesta quinta-feira (23), um termo de cooperação que prevê a renovação e a garantia de assistência ao instituto, referência nacional em alta complexidade cardiovascular e transplantes.

Conforme as determinações do acordo, o prédio onde o instituto está instalado – dentro do Hospital das Forças Armadas (HFA) – terá sua administração transferida da União para o Distrito Federal, que também presta apoio à unidade hospitalar, por meio da Secretaria de Saúde.

“Para nós é uma grata satisfação renovar esse acordo de cooperação, transferindo o prédio [do ICDF] para o Distrito Federal e fazendo com que possamos seguir esse trabalho de excelência que o instituto presta à sociedade do DF”, comemorou o governador Ibaneis Rocha.Durante a assinatura do acordo, o governador Ibaneis Rocha destacou a excelência dos serviços prestados pelo ICDF /Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A superintendente do instituto, Núbia Welerson Vieira, elogiou a ação conjunta do governo local e da União. “Gostaria de agradecer ao governador [Ibaneis Rocha] pelo reconhecimento da importância e relevância que o instituto tem para o Distrito Federal e pelo apoio que o [secretário de Saúde] Osnei [Okumoto] tem nos dado para exercer a plenitude do nosso trabalho”, valorizou.

Osnei Okumoto, por sua vez, disse que o governo local foi sensível ao atender as demandas do instituto. “O governador deu prioridade para fazermos todos os repasses para que o hospital continuasse atendendo cirurgias e transplantes”, destacou. “Os repasses estão em dia e podemos contar que todos os pacientes sejam atendidos. A secretaria [de Saúde] teve empenho para observar todos os serviços prestados. Serão mais dez anos de atividades e de parceria.”

ICDF

O Instituto de Cardiologia assiste os beneficiários dos sistemas administrados pelo Ministério da Saúde, das Forças Armadas, da Câmara e Senado Federal, além dos usuários do SUS. Entre 2016 e 2018, o ICDF realizou aproximadamente 600 mil atendimentos ambulatoriais e 13 mil serviços hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

* Com informações do Ministério da Saúde