Homenagem proposta pelo deputado Robério Negreiros.

A necessidade de cuidar da saúde vocal é o tema de sessão solene da Câmara Legislativa nesta quinta-feira (11), às 19h. "O objetivo é chamar a atenção da população do Distrito Federal para a questão", observa o autor da iniciativa, deputado Robério Negreiros (PSD), que vêm dedicando-se ao tema ao longo de seus mandatos. A solenidade também lembra a passagem do Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril.

"Profissionais que utilizam a voz diariamente, como cantores, atores e jornalistas, geralmente, estão mais atentos aos cuidados com a saúde vocal. No entanto, os demais cidadãos negligenciam ou desconhecem a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar à qualidade de vida", observa o parlamentar, explicando a intenção do evento, que reúne especialistas e representantes de entidades relacionadas à fonoaudiologia e otorrinolaringologia, entre outras áreas.

Alterações da voz podem ser sinais de doenças e os problemas afetam várias categorias, como a dos professores, por isso, segundo o distrital, "conscientizar é o primeiro passo". Robério Negreiros observa que, no Brasil, a primeira homenagem à voz ocorreu no ano de 1999. O destaque mundial veio a partir de 2003, quando a data passou a ser comemorada nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia.

Marco Túlio Alencar
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa