Solicitação deve ser feita presencialmente na secretaria da unidade de ensino atual. Também tem início nesta semana período de inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA).

Por G1 DF

Sala de aula de uma escola pública do Distrito Federal (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

O prazo para pais e responsáveis pedirem o remanejamento escolar de alunos da rede pública começa nesta segunda-feira (23) e vai até 3 de novembro. As inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA) também poderão ser feitas a partir desta semana. Interessados têm de 24 a 31 de outubro para solicitar uma vaga.

O remanejamento permite a mudança de escola ao estudante já matriculado no ano letivo de 2017. Para fazer o pedido, os pais precisam ir à secretaria da unidade de ensino atual e indicar a região ou o local para onde querem a transferência.

Segundo a Secretaria de Educação, não é necessário apresentar documentação para solicitar o remanejamento. “O responsável precisa apenas ir até a escola do aluno e preencher o formulário correspondente”, disse a diretora de oferta educacional, Raphaela Cantarino, em material divulgado pelo governo do Distrito Federal.

De acordo com a pasta, todos os alunos da educação básica estão aptos a pedir o remanejamento. O requerimento, no entanto, está condicionado à existência de vagas na instituição solicitada. Caso não tenha disponibilidade, o aluno permanece matriculado na mesma escola.

Educação de jovens e adultos

As inscrições na EJA devem ser feitas por meio de telematrícula, pelo número 156, opção 2. Além de dados pessoais básicos, como nome e data de nascimento, o candidato precisa fornecer o CEP da residência ou do próprio local de trabalho, ou o do responsável (no caso de o aluno ter menos de 18 anos).

Os resultados do pedido de registro na EJA e do remanejamento estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação em 20 de dezembro, a partir das 17 horas.