Oficina definiu temas para sessão itinerante

Moradores e lideranças comunitárias do Cruzeiro escolheram na manhã deste sábado (28) as dez demandas prioritárias para a cidade. A escolha foi feita durante oficina preparatória promovida pela Câmara Legislativa, como parte do projeto "Câmara em Movimento", que leva o Legislativo às cidades do DF. A sessão itinerante da Câmara no Cruzeiro acontecerá no dia 23 de novembro, na sede da escola de samba da Aruc, a partir das 15h.

Durante a sessão na Aruc, as prioridades serão apresentadas pelos moradores e debatidas com os deputados distritais. O projeto prevê o acompanhamento das demandas apresentadas por um período de seis meses, com a meta de resolução de no mínimo 60% delas, neste período.

Participação – A oficina foi conduzida por técnicos da Escola do Legislativo (Elegis) na biblioteca da cidade, com a participação de dezenas de representantes da comunidade local. Entre as demandas prioritárias definidas estão, por exemplo, a revitalização do espaço cultural já existente, melhoria na captação de águas pluviais, reformas de escolas públicas e de quadres esportivas (confira as demandas abaixo).

Durante o processo, os moradores apresentaram demandas gerais para as áreas de transporte/mobilidade, segurança, educação, cultura, lazer, esporte, infraestrutura e equipamentos públicos. Na etapa de definição das prioridades, cada liderança indicou até três demandas que foram reunidas em um mural. Em seguida, cada participante apontou quais eram as mais relevantes dentro do conjunto de demandas. Definidas as 10 demandas prioritárias, os moradores também escolheram representantes para apresentar e defender cada uma delas na sessão itinerante.

Antes de iniciar o processo de definição das prioridades, os participantes receberam noções sobre o funcionamento da Câmara, orçamento público e participação social no processo legislativo, com ênfase nas maneiras como a comunidade pode participar não só da elaboração da Lei Orçamentária, como também nos demais processos legislativos. Os moradores também receberam orientações sobre os conteúdos disponibilizados no site da Casa.

O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), esteve presente e ressaltou a importância do Orçamento para o alcance das demandas. Segundo ele, não existe projeto sem orçamento. Para ele, todo planejamento nas cidades, tem que contar também com a previsão orçamentária.

O Orçamento para 2018 está em fase de discussão na Câmara. Este ano, cada deputado poderá apresentar até 50 emendas num valor total de R$ 18,8 milhões, somando ao todo cerce de meio bilhão de reais. Valle informou que o Executivo só executa aproximadamente 30% das emendas parlamentares. Por conta disso, de acordo com o presidente, é muito importante que a comunidade também se mobilize para pressionar o Executivo. O prazo para apresentação das emendas ao Orçamento já foi aberto e se encerra no dia 1º de novembro.

A partir deste ano, o projeto "Câmara em Movimento" adotou um novo formato, com o acompanhamento dos desdobramentos das demandas prioritárias apresentadas.

Confira as dez prioridades para o Cruzeiro:

1) Reforma e ampliação do Espaço Cultural Rubem Valentim

2) Melhora da captação de águas pluviais

3) Reforma das escolas públicas

4) Revitalização do Cruzeiro Center

5) Construção de um CRAS

6) Revitalização do complexo esportivo

7) Construção de uma Casa de Cultura

8) Regularização do 3º pavimento do Cruzeiro Center

9) Reforma das quadras esportivas e campos de futebol de areia

10) Ampliação e reorganização da Feira Permanente do Cruzeiro / Parceria do governo com a Aruc para possibilitar piscina para idosos

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra
Comunicação Social - Câmara Legislativa