Alimentos serão doados para mais de 140 instituições cadastradas no programa da Ceasa-DF
FOTO: PEDRO VENTURA

Com as doações dos 16 mil inscritos na 47ª Corrida de Reis, o Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) recebeu 16.980 quilos de alimentos. Os produtos serão distribuídos para mais de 140 instituições cadastradas.

O diretor de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, José Patti Netto, explica que esse tipo de donativo é fundamental para abastecer as
entidades de maneira equilibrada. “Temos três modalidades e essa, por doação direta [a Doação Simultânea], é muito importante porque é de onde vêm os farináceos. Assim, podemos montar os kits completos.”

Os legumes, as verduras e as frutas que compõem os kits são arrecadados por meio das outras duas formas: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Desperdício Zero. No primeiro, o governo local recebe recursos federais para comprar diretamente de produtores locais. No último, evita-se o desperdício com a contribuição dos empresários que atuam na Ceasa. Os produtos não comercializados, mas em condições de consumo, são doados.

A Corrida de Reis deste ano foi disputada no sábado (18). A doação de 1 quilo de alimento não perecível era opcional e recomendada pela Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer por se tratar de uma prova com inscrição gratuita.