A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, por 18 votos favoráveis e seis ausências, o projeto de decreto legislativo (PDL nº 233/2017) que susta o reajuste tarifário do transporte coletivo, vigente desde o início deste ano. A votação em turno único ocorreu em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira (12), que interrompeu o recesso parlamentar de janeiro. A suspensão do aumento das passagens entra em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A Câmara Legislativa encaminha ainda hoje (12) o decreto ao Executivo para publicação.

O presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), destacou o relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por parlamentares e técnicos da CLDF, que se posicionou contrário à decisão do Executivo de aumentar as passagens de ônibus e metrô em até 25%. A pedido de Joe, o GT trabalhou desde o dia primeiro de janeiro para analisar o aumento das passagens. Com a votação do projeto, o presidente declarou encerrada a convocação extraordinária da Câmara, retomando o recesso parlamentar.

Votaram favoráveis ao projeto de decreto legislativo, portanto pela suspensão do aumento, os deputados Bispo Renato (PR), Celina Leão (PPS), Chico Leite (Rede), Chico Vigilante (PT), Claudio Abrantes (Rede), Joe Valle (PDT), Juarezão (PSB), Júlio César (PRB), Liliane Roriz (PTB), Lira (PHS), Prof. Israel Batista (PV), Prof. Reginaldo Veras (PDT), Rafael Prudente (PMDB), Raimundo Ribeiro (PPS), Ricardo Vale (PT), Sandra Faraj (SD), Wasny de Roure (PT) e Wellington Luiz (PMDB). Estiveram ausentes da sessão os deputados Agaciel Maia (PR), Cristiano Araújo (PSD), Luzia de Paula (PSB), Robério Negreiros (PSDB), Rodrigo Delmasso (Podemos) e Telma Rufino (Pros).

Representantes de movimentos sociais acompanharam a sessão nas galerias do plenário da Câmara e defenderam a derrubada do aumento das passagens.

Comissão Especial – Durante a sessão extraordinária, o deputado Wasny de Roure (PT) apresentou requerimento para a criação de uma comissão especial que vai dar continuidade às ações do GT. A comissão deverá se debruçar sobre os problemas estruturais do transporte coletivo e as questões de mobilidade urbana do DF.