Jornais Comunitários e blogueiros de Brasília são reconhecidos pelo Legislativo do DF, por 18 votos a favor e seis ausências.

Autora e Relator da PELO 51/2013, Deputada Luzia de Paula e Deputado Cristiano Araújo, comemorando a aprovação da proposta em primeiro turno com os jornalista da ASVECOM e com o Movimento dos Blogueiros de Brasília
Câmara Legislativa aprova com maioria dos votos projeto que destina 10% de publicidade para os Veículos de Comunicação Comunitária do DF.

Todos atentos a votação no plenário da Câmara Legislativa
Com 18 votos pela aprovação, neste primeiro turno, a Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, aprovou no dia  (10/12) o Projeto de Emenda a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 51/2013, que destina, no mínimo, 10 % da verba publicitária dos Poderes Públicos locais para veículos de imprensa comunitária e blogs de Brasília.
O projeto teve maioria na CLDF. Dos 18 parlamentares presentes todos votaram pela aprovação do PELO 51 / 2013, que tem autoria da deputada distrital Luzia de Paula e Relatoria do Deputado Cristiano Araújo. O projeto é uma grande conquista dos profissionais que atuam nas mídias alternativa.

Deputada Luzia de Paula agradece o apoio do Deputado Cristiano Araújo durante todo o processo.
Essa é uma das cenas que são difíceis de se ver! Um exemplo para ser seguido.


"Foi uma grande conquista para esses veículos, que a partir desse momento não vão precisar garimpar apoios em gabinetes para participarem dos planos de mídia. Chega de pires na mão".
Afirmou o Deputado Cristiano Araújo

Estou muito feliz com esta conquista, a nossa proposta representa o começo da democratização das mídias no Distrito Federal. Ela não prejudica a grande mídia, apenas assegura um percentual da verba publicitária para as pequenas, àquelas que chegam gratuitamente à casa do cidadão diariamente, que são os jornais, rádios comunitários, blogs e outros.”, finaliza Luzia de Paula.


OPINIÃO:  WILON WANDER (JORNAL SATÉLITE)



“Acho que essa é uma medida justa, pois os veículos de comunicação alternativa, blogs e jornais, que não tem grandes financiadores, poderão continuar o trabalho com muita luta e garra”, declara Wilon Wander (foto), um pioneiro dos jornais comunitários, diretor do Jornal Satélite, que luta há 47 anos.

OPINIÃO:  EDVALDO BRITO FUNDADOR E VICE-PRESIDENTE DA ASVECOM


Sobre a aprovação da PELO 51/2013 por 18 votos dos distritais em plenário:
 "Não estou satisfeito pois ainda não terminou mas estou muito feliz porque finalmente começou" Afirma Edvaldo Brito

OPINIÃO: ELDO GOMES PRESIDENTE DO MOVIMENTO DOS BLOGUEIROS DE BRASÍLIA

O Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB, tem a coordenação geral do jornalista e blogueiro ‘Eldo Gomes’, gestão das mulheres blogueiras de ‘Adriana Lima’ e coordenação legislativa do fotógrafo e blogueiro ‘Fernando Fidelis’. “São mais de 100 blogs cadastrados, representantes nas mais de 31 regiões administrativas do DF e uma força de mobilização com foco na garantia dos direitos de liberdade de imprensa e sustentabilidade. Mas, sem patrocínio e apoio do governo, não é possível trabalhar em prol da informação”, declara o Eldo Gomes.
OPINIÃO: SALVADOR SERAPIÃO: PRESIDENTE DA ASVECOM



“Foi uma vitória digna de nossos sonhos. Este momento significa o início da nossa independência, pois acredito que a imprensa alternativa de Brasília a partir de agora passará a viver uma nova realidade, graças a Câmara Legislativa, e, principalmente, a deputada Luzia de Paula e o deputado Cristiano, que tiveram a coragem de assumir a defesa da nossa bandeira de luta”, afirmou o emocionado presidente da ASVECOM, Salvador Serapião.
OPINIÃO:  MALU SILVA DIRETORA COMERCIAL DA ASVECOM



"É um presente de natal, estou emocionada com essa vitória, pois só quem trabalha nesse ramo sabe como é duro manter-se de pé, não deixar a peteca cair e continuar levando notícia de qualidade  para nossa comunidade" Disse Malu Silva

OPINIÃO:  FABINHO DIAS DIRETOR ADMINISTRATIVO ASVECOM

“Como diretor e secretário geral da ASVECOM, posso dizer que além dessa vitória, o que me deixa mais feliz é poder mobilizar esses amigos profissionais e vê-los juntos num só objetivo. Se depender do meu empenho a tendência é só aumentar e unir o grupo." Afirma Fabinho Dias"

___________________________________
A Lei Orgânica do DF exige o interstício de 10 dias entre um turno e outro, com isso a proposta das mídias comunitárias será votada em segundo turno em fevereiro de 2014. Com a aprovação deste projeto a população do Distrito Federal tem a garantia do ‘direito a informação’, que é previsto no artigo 5º - da Constituição Federal. Pois são os blogs e jornais comunitários que chegam com notícias em todas as instâncias e pontas.
_______________________
A mobilização dos profissionais em apoio ao projeto foi organizada desde o início pela Associação dos Veículos de Comunicação Comunitária do Distrito Federal e Entorno – ASVECOM e o Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB.

Informações: FABINHO DIAS (ASVECOM) 8515-7614
ELDO GOMES (MBB) 8181-6712
WWW.ASVECOM.BLOGSPOT.COM.BR