A exposição Memórias Femininas, com 
curadoria de Tânia Fontenele.
Passeio vai passar pelo jardim, sala de reuniões, gabinete e por outros aposentos
Os cidadãos que quiserem conhecer onde mora o governador de Brasília poderão agendar uma visita a partir de segunda-feira (18). O projeto Residência Oficial de Águas Claras (Roac) de Portas Abertas foi lançado nesta quinta (14) e faz parte do Programa Brasília Cidadã, que estimula a participação social. “É uma maneira de democratizar o espaço para a população de Brasília”, destacou o governador Rodrigo Rollemberg.

Os visitantes vão passar pelo jardim, pela sala de reuniões, pelo gabinete e por outros aposentos da residência. O passeio pode variar de acordo com a necessidade dos grupos. Durante o percurso, os participantes usarão um crachá de identificação.

A iniciativa foi idealizada pela esposa do governador do DF e colaboradora do Executivo local, Márcia Rollemberg. “A gente vai oferecer programação cultural, incentivando as escolas a apresentarem essa parte de Brasília aos alunos”, disse Márcia.

Os visitantes vão conhecer espaços da residência, como a sala de reuniões. Foto: Toninho Tavares

.A abertura do projeto contou com as exposições Brasília, a Cidade que Inventei, do Arquivo Público do DF;Memórias Femininas, com curadoria de Tânia Fontenele; e Moradas, do Museu de Arte de Brasília e do Museu Nacional. As obras ficarão expostas por pelo menos quatro semanas.

Às 16h30, o dom José Freire Falcão celebrou a primeira missa na capela da Residência Oficial desde o início da gestão de Rodrigo Rollemberg. Depois, apresentaram-se jovens do projeto Música e Cidadania, do Paranoá. Na sequência, houve participação da harpista do Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro Cristina Carvalho.

Também compareceram ao evento o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, a secretária adjunta de Cultura, Nanan Catalão, e a subsecretária de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura, Ione Carvalho, entre outras autoridades.
Agendamento para conhecer a Residência Oficial

O projeto Residência Oficial de Águas Claras de Portas Abertas foi idealizado pela esposa do governador do DF e colaboradora do Executivo local, Márcia Rollemberg. Foto: Toninho Tavares

.As visitas ocorrerão às segundas-feiras (exceto feriados) das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Serão guiadas por um servidor designado para a função, sendo restrita a entrada sem o acompanhamento. O limite será de 30 pessoas por grupo de visita, com estimativa de 1h30 de duração.

O agendamento deve ser feito pelo site da Residência Oficial, com o preenchimento de um formulário. O interessado receberá um e-mail e terá três dias úteis para confirmar a ida ao local.

As visitas poderão ser reagendadas, excepcionalmente, caso o governador necessite utilizar as instalações. A Residência Oficial recebe reuniões de trabalho do governo de Brasília e encontros com autoridades, representantes de missões diplomáticas e grupos da sociedade civil.
Visitas às residências oficiais de outros países

Visitas às residências oficiais são comuns em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem guias turísticos para visitar a Casa Branca em Washington, onde atualmente o presidente Barack Obama mora com a família. Em Londres, na Inglaterra, moradores e turistas podem conhecer o Palácio de Buckingham — a residência da família real.
Programa Brasília Cidadã

O programa Brasília Cidadã — a ser lançado no segundo semestre de 2016 — tem o objetivo de identificar e reunir atividades promovidas por vários órgãos em um só programa, além de estimular, divulgar, valorizar e reconhecer as diferentes instâncias de participação e o controle social da população.

Entre as ações que têm sido desenvolvidas pelo governo de Brasília e vão fazer parte do Brasília Cidadã estão aRoda de Conversa, o Portal do Voluntariado, o Voz Ativa, as audiências e consultas públicas e as redes de ouvidoria.

Visitas à Residência Oficial de Águas Claras
Às segundas-feiras (exceto em feriados)
Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Tempo médio de visitação: 1h30
Máximo de 30 pessoas
Agendamento: http://www.roac.df.gov.br/
Informações: roacportasabertas@gmail.com, 3961-4800 ou 3961-4801